Surfando na crista da onda de visualização de dados (Superset e Metabase)

551953_404958519522848_1386948375_n

Se os dados são o novo petróleo, de nada serve um posto cheio de gasolina se não tiver uma caranga ou uma magrela (que nem a do @nitai que converte 1L em 45km de pura potência) para encher o tanque. Nesse post nossa caranga chama Superset e Metabase.

Esses dois produtos são que nem o pequeno Nemo :blowfish: desbravando um vasto oceano de oportunidades e perigos com destreza e coragem.

Finalmente chegamos na era dos fatos! Afinal tá tudo aí abundante e a tecnologia torna muito muito fácil controlar até o número de degraus que você subiu hoje.

O instinto é fundamental, mas não podemos esquecer que é construído pelas nossas experiências de vida e que, por natureza, só podem ser parciais. Nada melhor do que uma bússola apontando para os fatos para nos ajudar a normalizar essas visões parciais da vida. Desculpem pelo devaneio (que não deixa de ser pertinente).

Voltando para o assunto: a caranga. Imagine aquele sonho californiano: Domingo de manhã, sol a pino, umidade do ar à la Brasília em Agosto, de longe aquela onda esquerda perfeitamente alisada por uma leve brisa terral e você prendendo sua longboard na traseira do seu belo conversível vermelho que bebe que nem seu tio Phil no domingo de carnaval.

Como já disse: essas carangas, meu amigo e amiga, chamam-se Apache Superset e Metabase. E o melhor, é de graça e de domínio publico!

Os dois sevem para a mesma coisa mas de formas diferentes. Explico: A mesma coisa é apresentar dados. A forma diferente é complexa e completa ou simples e limitada. Depende de quem usa. Há quem precise de uma caçamba de pickup para empilhar as pranchas, há quem desça a ladeira de bicicleta com o bodyboard de baixo do suvaco.

Então o Metabase é o pacote simplificado, sua faixa exclusiva de carros importantes que deixa pra trás a manada enfileirada no engarrafamento observando pela janela (menos quem vai de bike :stuck_out_tongue_closed_eyes:). É sua chance de virar um feiticeiro, espalhar a magia e transformar simples users em Power Users. É a tocha na escuridão para aqueles que pensam que pra fazer análise de dados precisa de Mestrado e Doutorado no estrangeiro com homologação do MEC e papel passado em cartório. Esses que nem se ligam que sempre fizeram analytics simplesmente comparando os gastos do cartão de crédito desse mês com o mês passado.

Nele você, aprendiz de feiticeiro/feiticeira, pode pré preparar e configurar todo o terreno para os novos integrantes. Carregar dados, documentar estruturas e tabelas, implementar queries com ou sem a ajuda de wizard. Enfim, deixar o treco o mais convidativo possível para os que não tem experiência.

Do outro lado (insisto na palavra lado. Não em cima, nem em baixo, nem pra melhor nem pra pior, mas pra somar e facilitar a entrada de todos os públicos nessa festa que já foi fechada apenas para os que tinham ingresso) temos o mavecão V8 turbinado (Apache Superset) pronto pra conquistar o mundo em qualquer estrada. Plota até mapa astral com média móvel e variação percentual no tempo (graças ao poderoso d3.js no capô) numa das interfaces e combinação de cores mais bonitas que eu já vi. Precisa de um pouco mais de introdução no assunto (estatística e SQL) mas nada que qualquer um com boa vontade e coragem no peito não tire de letra.

Então é isso, caro leitor/leitora. Eu não sei o caminho que você vai trilhar, só sei que não há lugar melhor que o mar.

E você? Já experimentou/utiliza alguma dessas ou outra solução pra visualização de dados?

Confira aqui!

Apache Superset
Metabase

5 Curtidas

Superset: https://superset.incubator.apache.org/

Valeu Wash. Estou tão pilhado no Airflow que coloquei trocado. Vou atualizar

Desceu a ladeira até com rima! :surfing_woman:t5:

Eu sou bem suspeito mas reforço e faço coro com as opiniões do @vitor.bellini.

Nessa crônica open source vou ousar e mixar a minha deixa. Todo mundo quer viajar pra praia mas nem todos sabem o caminho. Na conveniência tem um monte de gestor público alugando Mercedes, Land Rover e Camaro (vulgos Qlik,Tableu e PowerBI) indo na onda de vendedor espertinho. A magia termina quando o recurso público acaba e não tem mais gasolina de ouro pra encher o “tanquinho”.

É um pouco mais difícil fazer metáforas quando estamos falando de software, um objeto intangível que pode ser copiado/compartilhado infinitamente como num passe de mágica. A ideia do Open Source é atualmente a “onda mais surfada” em qualquer departamento de TI nas empresas por aí. A quantidade de opções é surpreendente e tem pra todo gosto.

Aqui descobrimos o Metabase, uma plataforma que conseguiu compilar diversos recursos numa interface simples e ultra intuitiva, agregando todo o processo de exploração, desenho e compartilhamento de painéis de forma, repito, ultra intuitiva. Isso abre caminho para aquele gestor que não domina programação, nem estatística, nem HTML, e que sonha em ter liberdade e autonomia na produção de painéis com agilidade.

Na trilha de volta à casa feita de doces encontramos o Superset, a plataforma que abriu novas possibilidades. Pra quem debulha um pouco mais de programação, essa ferramenta oferece maior variedade de tipos de gráficos, um controle mais granular dos detalhes desses gráficos, um ambiente de exploração e compartilhamento de consultas, além de outras coisas.

O horizonte se abre com abundância! :small_airplane:

3 Curtidas

:clap::clap::clap:

Como diria a juventude: tamo junto! Ou simplesmente tmj!

2 Curtidas

Mestres Jedis do Superset, quando vai rolar o primeiro dojo :u7533:? :sweat_smile:

1 Curtida

Agora conta aí a história da sua caranga, aquela da foto lá em cima. É um off-topic interessante que a galera do grupo vai curtir.

1 Curtida

Rapaiz, vou te dizer que se tiver que fazer de novo nem sei como consegui… mas quem tiver interesse de saber como que aconteceu aqui está

3 Curtidas

Hoje eu fui realizar a instalação do Apache Superset por meio do pip como sugere a documentação e infelizmente eu tive que dar downgrade no pandas, flask e SQLAlchemy instalado como dependências pelo próprio build realizado pelo pip.

A instalação foi realizada em um centOS 7. Alguém mais passou por esse problema? Abaixo eu deixo listado duas issues relatando esse problema.

É no mínimo estranho para um projeto mantido pelo APACHE ter um release liberado e não terem testado esse tipo de compatibilidade, não é mesmo?

2 Curtidas