Seminário: Governança de Dados. Qualificação, Compartilhamento e Análise

Inscrições:

2 Curtidas

Deveriam parar de usar Google Forms para inscrições… :roll_eyes:

Mas o evento parece ser interessante.

1 Curtida

Eu estarei lá no Evento!

@augusto.herrmann Fiquei curioso, qual problema você vê no uso do Google Forms? Questões de privacidade dos dados, acessíveis pela Google? Ou algo de interface?
Eu tendo a utilizar bastante dada a extrema simplicidade de gerar um questionário básico, ter um relatório automático razoável e exportar resultados com facilidade. Certamente não possui níveis de costumização como no LimeSurvey, mas compensa para questionários simples, com pouco reuso.

Não é apenas o fato dos dados estarem acessíveis pela Google, mas também pelo relacionamento que esta pode fazer com outros dados pessoais que resultam em algo muito invasivo para a privacidade. Hoje em dia praticamente todo site tem Google Analytics, que deixa um cookie do Google que torna fácil expor toda a sua navegação. A não ser que você use extensões como o NoScript Security Suite ou DuckDuckGo Privacy Essentials, o que recomendo.

Além disso, também cria um problema institucional de governança de dados. Os dados ficam vinculados à conta pessoal da pessoa que criou o formulário e provavelmente a administração pública perderá acesso a eles no momento em que essa pessoa deixar a instituição.