Relatos do CafEcodados

“Café com Ecodados” foi o nome que demos à reunião informal que fizemos na última sexta-feira (28/06/19) na qual convidamos os colegas do GT-CEAD/STN para nos visitarem na CGINF/SEGES e com isso pudemos conhecer as iniciativas que eles têm desenvolvido.

Pra quem não conhece o GT-CEAD é o Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados da Secretaria do Tesouro Nacional. Um time de ciência de dados com quase 2 anos de existência e que tem conseguido resultados impressionantes utilizando R, Python, HTML, dentre outras tecnologias. O que mais nos agradou foi saber da utilização da técnica Storytelling com grande ênfase. Para isso o time gt-cead tem na sua composição um especialista em Comunicação, o que claramente tem agregado muita qualidade aos produtos desenvolvidos pelo time.

Um dos projetos principais que nos apresentaram foi o site tchiluanda.github.io que consolida muito dos projetos e também conta mais sobre eles. Vale muito explorá-lo! o/

O café foi uma boa oportunidade para nós da CGING termos uma referência comparativa entre nossas linhas de atuação e repensarmos nossas metodologias e tecnologias. Ainda temos grandes desafios operacionais em virtude de diversos projetos legados que nos obrigam a melhorar a infraestrutura dos paineis e dashboards já desenvolvidos. Para isso estamos nos aprofundando na tecnologia Apache Airflow, um orquestrador de ETL, para automatizarmos as rotinas obtenção e manipulação de dados. Inclusive realizaremos um DOJO na sexta-feira sobre Airflow. Mais sobre o dojo neste tópico!

E só para registrar: Durante o café tivemos a ideia de fazermos uma visita aos colegas da STN para um outro café. Também pensamos em realizar alguma oficina ou DOJO para compartilharmos mais nossos conhecimentos! :roller_coaster:

Fotos do nosso encontro:

5 Curtidas

Como prometido, na quarta-feira passada (21/08) fizemos a visita ao GT-CEAD na STN. Assim como no primeiro encontro, foi um momento muito inspirador para todos. No mais natural estilo de conversa sem pauta pré-definida pudemos conhecer mais da trajetória daqueles 4 mosqueteiros (Lucas, Jordão, Thiago e Fernando (o Barba)) e como a filosofia experimental :microscope:, a autogestão :ferris_wheel: e os desafios que cruzaram o caminho do grupo :person_climbing:t5: estão moldando a identidade do time como uma célula de pura inovação dentro da STN.

Alguns registros fotográficos :

4 Curtidas

Muito legal ver essa troca de experiências! :partying_face:
Da próxima vez, me chamem para ir junto! :smile:

1 Curtida