Geração de ofícios com jinja2

Noutro dia recebemos uma encomenda de preparar ofícios para 184 Órgãos da Administração Pública Federal que tinham dados carregados em um painel QlikSense.

Um excelente caso de tarefa repetitiva para automação! :robot:

Utilizamos o jinja2 para essa missão. Uma biblioteca python de template que permite que criemos arquivos texto com placeholders para preenchimento posterior. Esse arquivo texto foi um html com o conteúdo estático do ofício.

Feito isso bastava ler os dados (exportados manualmente do Qlik em formato .xlsx)

(abre parêntesis

Considero que a solução mais adequada seria ler os dados direto do banco, mas existiam algumas poucas transformações implementadas no Qlik, a princípio esse trabalho seria realizado apenas uma vez e não tínhamos muito tempo nem margem para erro, os números precisavam ser exatamente iguais ao que aparece no Qlik. Entre o ótimo e o bom acabamos ficando com o adequado :smile:

fecha parêntesis)
e mandar iterativamente esses dados para que o jinja2 preenchesse em novos arquivos o template com os valores de cada Órgão.

Quem tiver interesse em conhecer as entranhas da solução está tudo publicado e explicado aqui:

https://git.planejamento.gov.br/70061076104/raiox-export-pdf

Mas se tiver alguma dúvida ou quiser trocar uma ideia, estou à disposição também aqui no mundo virtual ou lá na sala 372 do mundo real.

1 Curtida