DATA SCIENCE NA AUDITORIA GOVERNAMENTAL - Identificação de suspeitas de conluio em licitações públicas com o algoritmo Apriori no R

Abaixo segue link do Rpubs com explicação sobre o código:
https://rpubs.com/vag/571224

3 Curtidas

Muito legal, Victor. Você pode explicar um pouco quais foram as conclusões? Foram identificadas muitas suspeitas? A visualização 1 contém poucos nós e arestas. Isso é porque você utilizou os parâmetros do apriori mais restritos?

Boa tarde Nitai!

No caso, utilizei um data set pequeno apenas para fins didáticos.

Na prática, estamos testando alguns parâmetros para identificar as regras. Particularmente, gosto de usar parâmetros altos de suporte e confiança para gerar regras mais fortes e com foco em determinado objeto de licitação, por exemplo, aquisições de bens e serviços de TI ou merenda escolar.

Geramos algumas análises que estão sendo investigadas por equipes de fiscalização, mas posso te dizer que dois casos de conluio já confirmados, foram identificados como regras de associação em um dos testes que fizemos.

Sou novato na área, mas no que puder ajudar estou à disposição.

Tem um pacote bem interessante no R (rcextTools) desenvolvido por um colega do TCE-RJ com a finalidade de identificar eventuais suspeitas de conluios também. É uma lógica um pouco diferente, mas é bem bacana.

Opa, Victor.

Desculpe responder só agora.

Bem interessante o que vocês estão fazendo. Parabéns!