Como é trabalhar com dados na XP Inc. — Data Hackers

Neste episódio do podcast Data Hackers, o pessoal da XP, Inc. conta como são organizadas as suas equipes de engenharia de dados e de ciência de dados e como essas equipes atendem às necessidades de dados do negócio.

Apesar da XP, Inc ter varias “empresas” dentro do grupo, com características e acesso a dados diferente, no podcast fica claro que a equipe que cuida da engenharia a ciência de dados é a mesma, com a responsabilidade de controlar quais informações cada empresa pode ter acesso, mas compartilhando os dataset em comum já “tratado”.

O Governo Federal tem características muito diferente, mas uma prática similar mais efetiva, poderia set muito eficiente e evitando retrabalho de muito ministério.

1 Curtida

Aqui na SEGES/ME estamos implementando uma estratégia parecida. Somos uma Coordenação-Geral e estamos apoiando as iniciativas de dados dos vários departamentos e coordenações-gerais. Apoiamos principalmente com serviço de Engenharia de Dados, liberando os especialistas nas pontas para dedicarem seu tempo nas análises e construções dos produtos de informação!

1 Curtida

Legal @nitai.
Acredito muito que a unificação do trabalho de engenharia de dados em todo o governo seria muito eficiente.
Deixando as pontas mais livres para focar na sua área de especialização, ou seja mais na “ciência” de dados.

Espero que esse modelo que você citou, seja ampliado e expandido

1 Curtida

Essa é a ideia. Aos poucos vamos compartilhando por aqui nossos avanços e estimulando outras áreas nessa direção!